ACIESP oferece teatro terapia para mulheres vítimas de violência

O teatro, além de ser uma arte que encanta e emociona, também pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e cura. Essa é a proposta do teatro terapia desenvolvido pelo ACIESP (Instituto de Apoio, Capacitação, Instrução e Economia Solidária do Povo) para mulheres vítimas de violência, proporcionando acolhimento e apoio na ressignificação de seus traumas.

Com a orientação das psicanalistas clínicas Doutora Mônica Fernandes e Doutora Silvia Narçay, as 20 participantes vivenciam experiências catárticas que auxiliam na liberação das dores emocionais, permitindo que expressem sentimentos reprimidos e reconstruam sua autoestima. O teatro, nesse contexto, não é apenas uma forma de expressão, mas um verdadeiro canal de cura “ , explica Silvia Narçay.

Segundo a presidente do ACIESP, Ceurecy Ramos, utilizar técnicas como o teatro para apoiar mulheres vítimas de violência é essencial para que elas possam se reencontrar e recuperar sua liberdade emocional. “O teatro terapia permite que essas mulheres externalizem suas dores de forma segura e guiada, transformando o trauma em aprendizado e força. Muitas chegam fragilizadas, sem conseguir sequer falar sobre o que viveram, mas com o tempo, encontram na arte um refúgio e uma nova forma de se enxergar no mundo”, afirma Ceurecy.

O impacto do projeto pode ser observado em histórias como a Renata (nome fictício), que chegou ao grupo carregada de medos e traumas profundos. Com a ajuda do teatro terapia, pretende superar sua insegurança e desenvolver confiança para retomar sua vida. “Eu vive um ano de violência psicológica e física sai aqui de Campo Grande para viver um casamento abusivo no interior. Meu companheiro na época, só me colocava para baixo, mesmo eu indo no salão, fazendo academia ele sempre me chamava de feia que não adiantava fazer nada que eu não ficaria bonita. E com o teatro vai ser uma nova forma de terapia. Eu não quero ser vítima quero me curar e mostrar a minha história para outras mulheres’, explica.

O teatro terapia representa mais do que uma atividade artística; é um caminho para a cura e a renovação. Proporciona não apenas um espaço de expressão, mas também um ambiente seguro onde mulheres vítimas de violência podem se reconstruir, resgatar sua autoestima e encontrar um futuro sem medo. O ACIESP segue firme no compromisso de oferecer acolhimento e transformação através da arte, mostrando que, com apoio e dedicação, é possível reescrever histórias de dor em narrativas de superação.

Para ter mais informações sobre o trabalho do ACIESP, basta acessar as redes sociais: Instagran @instituto_aciespms ou pelo telefone (67) 99220-2525. Caso queira fazer alguma doação o PIX: CNPJ 18.801.945/0001-78 ou a conta  Banco do Brasil:
Agência: 2916-5, Op: 003 Conta: 43146-X

O ACIESP fica localizado na rua Inocência Moreira dos Santos, 45 – Aero Rancho, Campo Grande.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *